Quanto custa criar um aplicativo tipo Uber?

Nos últimos anos, os aplicativos estão revolucionando a maneira com que lidamos com a vida. Seja para pedir comida, transporte ou até mesmo paquerar, os celulares das pessoas estão lotados de apps que facilitam suas rotinas.

Assim, o mercado de aplicativos se tornou uma excelente oportunidade para empreender. E na dianteira desse mercado estão os apps de transporte.

Os números são impressionantes. Tem até aplicativo brasileiro sendo vendido por 1 bilhão de dólares. Estamos falando da 99, que foi comprada pela empresa chinesa Didi por esse valor.

Além disso, São Paulo é a cidade com mais usuários de Uber no mundo.

Todos esses dados reforçam a ideia de que estamos falando de um mercado promissor e rentável. Mas afinal, como entrar?

O custo de criar um aplicativo tipo Uber

Criar um aplicativo pode parecer uma tarefa complicada e não tão barata.

Além de ser um mercado muito competitivo, que exige criatividade do empreendedor. Em um dos nossos artigos demos algumas dicas de categorias criativas de aplicativos de transporte.

Não esqueça que o mercado é competitivo e não saturado. Quanto mais o tempo passa, mais pessoas têm acesso à celulares que possibilitam baixar aplicativos. E enquanto mais aplicativos, mais clientes novos vão surgindo.

E barato, é?

Ter um aplicativo de transporte pode não ser nada barato. Mas não desanime que até o final do artigo daremos a solução para você.

Hoje, criar um aplicativo de transporte tipo Uber está avaliado de 200 mil a 1 milhão de reais, tirando outros custos adicionais e a manutenção.

Segundo os desenvolvedores de aplicativos da Tech Magic, republicado pela Use Mobile, criar um aplicativo como Uber leva em média 5.000 horas de trabalho. A Use Mobile conta que um desenvolvedor de apps cobra por hora de 20 a 150 dólares.

Vamos usar como exemplo o desenvolvedor mais barato. O custo da produção do seu aplicativo seria de 200 mil dólares.

Segundo a Dub Soluções, os preços dos desenvolvedores de aplicativos variam de região para região do mundo. América do Norte ($60-250 por hora), Reino Unido ($60-150 por hora), Europa Ocidental ($40-120 por hora), Europa Oriental ($20-100 por hora) e Índia ($10-80 por hora).

Em seu site, eles disponibilizam um infográfico com a informação completa de preços por cada ponto que segundo eles um app de transporte deveria ter.

Confira que os preços são um pouco diferentes dos informados pela Tech Magic. Mas mesmo assim são preços que podem assustar os empreendedores iniciantes na área.

Driver Machine

Com o objetivo de democratizar a tecnologia dos aplicativos de transporte, a Driver Machine oferece uma solução simplificada para quem quer participar dessa área. Com essa tecnologia, você pode desenvolver um app com nome, logomarca e preços do seu jeito.

A Driver Machine possui três planos (básico, avançado e premium). Em todos eles, há um valor único para o desenvolvimento do aplicativo, R$2.499,99. Além do app, o empreendedor terá uma plataforma para gerir suas corridas.

O plano básico oferece ao empresário suporte da plataforma e do app por meio do e-mail ou site. Além da possibilidade de 10 centrais parceiras para realizar o transbordo de suas corridas. Transbordo é uma parceria entre aplicativos que possibilita que na ausência de um app em determinada região, outro aplicativo realize a viagem. Dessa forma, seu cliente não ficará na mão.

Assim, o plano básico oferece ao empreendedor um app Android personalizado e Iphone compartilhado com outros apps produzidos pela empresa.

O plano avançado, além de oferecer as vantagens do básico, possibilita o empresário suporte por telefone, taxímetro virtual e transbordo ilimitado. Além de possibilitar a criação da cerca eletrônica, que delimita o espaço geográfico que o seu app atuará.

O avançado também permite acesso à API, que possibilita a integração da plataforma com outros sistemas. Como, por exemplo, se você precisar integrar a plataforma com um site. Permite também a criação de filiais ou franquias e a publicação do app Android para passageiros e motoristas e IOS para passageiros.   

O terceiro plano, o premium, além de todas as vantagens já citadas, oferece um gerente de contas, ajudando no sucesso do aplicativo.

A diferença de preço de cada plano é a taxa mensal de investimento por motorista. Essa taxa permite que a Driver Machine realize a manutenção e a atualização do app para que o empresário sempre tenha uma ótima tecnologia à sua disposição

Resultados

Entre os aplicativos produzidos pela Driver Machine está a Urbano Norte de Rondônia. O app estreou no início de 2018 e com cerca de quatro meses de operação já contava com 40 mil passageiros atendidos e 700 motoristas cadastrados, como noticiou o site da Revista Exame. O aplicativo foi criado por um grupo de motoristas Uber que perceberam que não conseguiam fazer mais dinheiro como no início do app. Hoje, segundo os dados da Play Store, a Urbano Norte conta mais de 100 mil downloads.

Outro aplicativo desenvolvido pela Driver Machine é a Servos de Fortaleza. O app cearense nasceu da iniciativa Táxi Amigo e hoje conta com mais de 93 mil downloads e 40 mil corridas realizadas por mês.

Além disso, a Driver Machine permitiu outra possibilidade: empreendedoras criaram seus próprios aplicativos exclusivo para mulheres. É o caso da Madame Driver, do Amazonas e a Woman’s Driver de Santa Catarina.

Se você quer saber mais sobre a solução oferecida pela Driver Machine, veja mais sobre os planos e preços.

Ah, e você pode solicitar sua demonstração. Basta preencher o formulário e aguardar a equipe entrar em contato.