Período natalino aumenta em 83% corridas de aplicativos de transporte

O Natal é uma das datas que mais movimenta a economia mundial. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Varejistas de Shopping (Alshop), o feriado é o momento mais importante para comércio. Afinal, afeta todos os setores, desde o alimentício até o eletrônico. Por isso, uma categoria que não fica de fora dessa conta é a de aplicativos particulares de corridas.

Neste Natal, os motoristas de aplicativos particulares tiveram bastante motivos para comemorar. Seja na volta das compras ou no trajeto para visitar familiares, os usuários destes apps solicitaram mais corridas que o normal. Em alguns casos, quase o dobro.

É o que mostram os dados obtidos a partir das corridas realizadas pelas centenas de apps que usam a tecnologia Driver Machine. Desde 2015, a plataforma Driver Machine é desenvolvida para centrais, grupos e empresas do ramo de transporte executivo. São centenas de aplicativos utilizando a plataforma Machine diariamente, contabilizando milhões de corridas mensais.

Dessa forma, a Driver Machine tem como propósito fornecer tecnologia de qualidade para colocar novos empreendedores lado a lado com grandes aplicativos de transporte.

Aumento das corridas

No dia 24 de novembro, 49.768 corridas de aplicativos particulares foram realizadas. Um mês depois, na véspera do Natal, o aumento foi de 40%, representando 69.864 corridas. Logo depois, no dia 25 de dezembro, 83.054 corridas foram feitas. Em síntese, isto representa 83% a mais do que no mês anterior, quando os apps registraram 45.298, quase metade do número total.

Com horário de pico entre 20h e 23h, deduz-se que os usuários solicitaram mais corridas para se encontrarem com familiares e amigos na noite do dia 24 de dezembro. O ápice representa 58% de todas as corridas feitas no dia.

Já no dia 25 de dezembro, o pico de solicitações foi entre 0h e 3h, horário do retorno das pessoas para suas casas.

As corridas nas primeiras horas do dia 25 representaram mais da metade do total do dia: 55%. Outro horário com grande número de solicitações foi entre 12h e 21h. Novamente entre chegada e retorno dos usuários de suas confraternizações.

Porém, se engana quem pensa que apenas a semana os dias 24 e 25 aumentaram o número de corridas. A semana anterior, quando os usuários lotaram os shopping centers, supermercados e centros de cidades em busca de presentes e dos últimos ajustes para o feriado, também aumentou consideravelmente as solicitações de corridas dos aplicativos particulares.

No dia 15 de dezembro, exatamente uma semana antes do Natal, foram realizadas 70.283 corridas. No dia seguinte, o número se manteve alto: 70.023. Assim, do dia 14 de dezembro até a noite de Natal, foram realizadas entre 50 mil e 83 mil corridas de motoristas particulares que usam a tecnologia Driver Machine.