Uber-pode-dirirgir-outra-cidade

Motorista Uber pode dirigir em outra cidade?

De acordo com uma pesquisa do Estado de S.Paulo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, em outubro de 2015, a Uber tinha 6 mil motoristas parceiros pelo país. O número dobrou em seis meses e hoje já são mais de 600 mil motoristas.

O que era visto por alguns apenas como uma renda extra, hoje é entendida como uma profissão séria, digna de estudos e técnicas para a melhoria do serviço e um maior faturamento.

Inclusive, já rolam pela internet diversos cursos e tutoriais ensinando técnicas de posicionamento para conseguir melhores corridas.

Assim, falando em melhores corridas, imagine pegar uma passageiro que está se deslocando para uma outra cidade. Mas afinal, motorista Uber pode dirigir em outra cidade?

A Uber está disponível em mais de 100 cidades brasileiras e é comum que os passageiros queiram se deslocar de uma cidade para outra com o maior custo-benefício possível.

Seja para fazer uma viagem entre amigos, para comparecer a uma consulta médica ou a um compromisso importante de trabalho, alguns passageiros optam por pedir um Uber para fazer uma viagem intermunicipal.

Pensando nisso, a Uber possibilita que seus motoristas dirijam em uma cidade diferente da qual estão cadastrados.

Regras para dirigir em outra cidade

Sabendo que o motorista Uber pode dirigir em outra cidade, é preciso se atentar a algumas regras. A primeira delas é que a cidade faça parte do mesmo estado no qual ele tem seu cadastro. Por exemplo, se Pedro Silva é motorista e se cadastrou na cidade de Duque de Caxias ele pode realizar uma viagem até Petrópolis. Isso acontece porque as duas cidades pertencem ao Rio de Janeiro.

Além disso, após deixar o passageiro no seu destino em Petrópolis, o motorista receberá chamadas na cidade normalmente.

Motorista Uber pode dirigir em outro Estado?

Quando se trata de viagens interestaduais a resposta é: depende. No geral, o motorista cadastrado no Rio de Janeiro não pode dirigir em São Paulo, por exemplo. A Uber permite apenas que seus motoristas levem passageiros do seu estado de cadastro para outro. Entretanto, ele não conseguirá receber novas chamadas dentro daquele novo estado.

Por exemplo: Depois da viagem entre Duque de Caxias e Petrópolis, Pedro Silva recebeu uma nova solicitação. Dessa vez, a viagem seria de Petrópolis para Juiz de Fora, em Minas Gerais. Como a viagem foi solicitada dentro do seu estado de cadastro, ele pôde aceitar normalmente. Porém, ao chegar em Minas Gerais, Pedro não conseguiu atender novas chamadas.

Troca de estado

Porém, existe um cenário no qual o motorista Uber pode dirigir em outra cidade fora de seu estado. Se ele mudou de endereço ou está em uma viagem com a família e deseja trabalhar neste tempo, ele pode. Para isso, ele deve enviar sua solicitação para o suporte do aplicativo. Ou, se preferir, pode comparecer no Centro de Atendimento da cidade.