Dicas para motoristas: como economizar dinheiro

O motorista Uber Pedro Madureira é educador financeiro e separou dicas para motoristas economizar dinheiro. Ele ficou conhecido nas redes sociais após alcançar a impressionante marca de 5 estrelas. O que antes era considerado impossível no meio, tornou-se realidade após Pedro adquirir uma série de hábitos para alcançar a excelência no atendimento.

Referência no atendimento, Pedro também é fera na educação financeira. Profissional da área, o paulista conta que desde pequeno se interessou muito por finanças.  Gostava de guardar dinheiro e sempre foi aconselhado a seguir carreira na área.

Em março de 2017 começou sua carreira como motorista de aplicativo. “Assim que eu entrei, fui convidado para participar de um grupo de mentores da Uber, o meu mentor é o Luli e algo que ele sempre me fala é que o dinheiro está na rua”. E como os motoristas sabem bem, a rua apresenta muitos desafios. Principalmente no que diz respeito a dinheiro.

Dicas para motoristas

A vida corrida de um motorista sempre acaba fazendo com que eles acabam gastando mais do que deveriam. Segundo Pedro, o maior desafio dos motoristas de aplicativo é exatamente controlar seus gastos. “Eu acabo vendo muitos colegas que não conseguem se controlar e realizam gastos desnecessários”.  

Para ajudar os motoristas, Pedro separou algumas dicas para motoristas imperdíveis para garantir o bem-estar financeiros deles.

Alimentação

Os gastos com alimentação são considerados um dos maiores desafios dos motoristas. Afinal, como estão sempre na rua, ter uma alimentação saudável e que seja econômica é muito difícil.

Antes de mais nada Pedro diz que é muito importante estar alimentado, o motorista não deve simplesmente não comer. “Para economizar o motorista deve trazer uma quentinha de casa, durante o dia, vá fazendo pequenos lanches e principalmente coma muita fruta e beba água, que além de ser saudável, te trará uma sensação maior de satisfação”.

Combustível

Combustível é uma eterna dor de cabeça para os motoristas. Com a alta dos preços, muitos optaram por instalar o Kit GNV e fazer uso do gás natural veicular. Já colocamos aqui no blog uma lista de aplicativos para você localizar o posto GNV mais próximo de você.

Pedro vai além. O motorista que queira economizar com os combustíveis deve prestar atenção em todos os detalhes. Começando com o posto que abastece. “Você deve encontrar um posto de confiança, que você saiba que o combustível é de qualidade”. Sabemos que não é raro encontrar postos com combustíveis adulterados que com o passar do tempos destroem o seu veículo.

Além disso, Pedro orienta que o  motorista dirija sem pressa. Isso garante além de segurança para motoristas e passageiros, um consumo menor de combustível.

Por último, o motorista e educador financeiro dá uma dica muito importante. “Cada um tem sua preferência e sabemos que muitos tiram o domingo para passar com a família, mas é um excelente dia para rodar, pois as ruas estão vazias, você não pega trânsito e consegue dirigir com calma”.

Manutenção

A manutenção do seu veículo garante economia e segurança no seu trabalho. Pedro orienta que se seu carro for novo, aproveite ao máximo a garantia para fazer sempre uma revisão.

Caso não seja, não tenha vergonha de pechinchar. “Eu sempre oriento os motoristas a negociar descontos, quando precisar de alguma peça ou manutenção do seu veículo, pergunte quanto ficaria o mesmo preço à vista e depois veja se conseguem fazer esse preço parcelado em poucos meses”.

Investimento

É muito importante saber o que fazer com o seu dinheiro. Para isso, Pedro garante que a dica principal é não deixar seu dinheiro parado. “Não espere para retirar seu dinheiro da conta da Uber, invista ele imediatamente”.

Para isso, o educador financeiro indica um título do tesouro direto. “Os motorista não tem tempo de ficar acompanhando bolsa de valores, investir o dinheiro no tesouro é a garantia que nós temos de deitar a cabeça no travesseiro e saber que o dinheiro estará rendendo”.

Títulos do tesouro nacional são títulos emitidos pelo governo federal que podem ser comprados por qualquer cidadão, basta abrir conta em uma corretora.

São títulos seguros e que costumam render mais do que a poupança. São divididos em três modelos, o IPCA, que é corrigido pela inflação mais juros para ganho real. O tesouro Selic, que rende de acordo com a taxa Selic. E o último é o pré-fixado, que como o nome diz rende juros pré-acordado.

Como vimos, pequenas atitudes diárias ajudam a garantir o bem-estar financeiro do motorista. Para assim ele realizar seus desejos, seja uma viagem , comprando uma casa ou abrindo seu próprio negócio.