Como emitir a certidão de antecedentes criminais?

A lei que regulamenta os aplicativos de transporte definiu a obrigatoriedade do motorista apresentar uma certidão negativa de antecedentes criminais. Sendo assim, muitos motoristas ficaram na dúvida de como emitir esse documento.

Tanto motorista quanto passageiro deve saber que a segurança é uma das maiores preocupações de quem transita neste mercado. Tanto que a todo ano os desenvolvedores de apps anunciam investimentos milionários em tecnologia que permita garantir maior segurança para todos.

Em julho deste ano, a Uber anunciou novas medidas de proteção. Uma delas foi a checagem contínua dos antecedentes criminais dos motoristas. Vale lembrar que a certidão de antecedentes criminais é apenas cobrada no momento da inscrição no app. A intenção com essa mudança é fazer esse acompanhamento contínuo.

Toda essa checagem será feita por empresas terceirizadas, que irão repassar essas informações para a Uber.

Por enquanto esses testes estão sendo realizados nos Estados Unidos. No Brasil, apenas ao realizar o cadastro no app, a lei exige a apresentação do documentos. Vamos falar dele e mostrar o passo a passo para conseguir.

Certidão de antecedentes criminais

A certidão de antecedentes criminais informa a existência ou não de registros criminais contra uma determinada pessoa. Basicamente, o documento revela se há algum processo o qual você foi julgado e condenado.

O documento é gratuito e pode ser retirado no site da Polícia Federal. Vamos ao passo a passo.

Entre no site da Polícia Federal

Você pode entrar no site da polícia federal através do link http://www.pf.gov.br

Vá até a aba antecedentes criminais

Dentro da aba, você observará três opções distintintas. Neste momento você irá clicar na primeira opção: emissão.

 

Preencha seus dados e aperte em pesquisar

Em poucos segundos seu documento ficará pronto. Nele você observará alguns dados como o Nº do pedido, data e hora da retirada. Esses dados são muito importantes. Afinal, o documento possui validade de 90 dias.

Valide o documento

Para validar o documento basta voltar na página antecedentes criminais e clicar em validação. Com as informações que consta no seu documento, preencha o formulário e receba a notificação de validação.


Agora com a sua certidão, você pode se inscrever no aplicativo que deseja trabalhar.

Boas corridas.