A Evolução dos Pedidos por Apps de Corrida

Os aplicativos já não são apenas o futuro do transporte de passageiros, mas o presente também. Antes, pedir um transporte não era a tarefa mais simples, você precisava ter um número de telefone ou se encaminhar até um ponto de táxi, ou pior, ficar na rua procurando um veículo que parasse para você. Agora, com alguns toques na tela do seu celular você já consegue solicitar um transporte, graças aos aplicativos.

Sabemos que nem toda mudança ocorre de uma hora para outra. Muitos passageiros ainda preferem realizar a solicitação de suas corridas via telefone, por meio das centrais. Alguns aspectos culturais podem interferir nisso, e essa variação dá-se de região para região.

Fizemos um levantamento das corridas realizadas pelos clientes de nossa plataforma, com o objetivo de identificar as tendëncias de comportamento dos passageiros. Os dados a seguir são de apps produzidos com a tecnologia Driver Machine e, portanto, representam a realidade atual de nossos clientes. Por isso, eles podem não abranger completamente todas as realidades, mas certamente trazem um significado e conclusões interessantes sobre o mercado.

Os dados são referentes ao período de Novembro de 2017 a Maio de 2018 e revelam, por exemplo, que na Região Norte o pedido de corrida por aplicativo é maioria absoluta em relação aos pedidos via Plataforma. Se contarmos todas as corridas solicitadas pelos aplicativos produzidos com a tecnologia Driver Machine nesta região, observamos que 99,6% são solicitadas via App.

Veja o gráfico:

 

Nas regiões Sul e Sudeste, as alta taxas de pedidos via App se repetem. Veja os gráficos:

Observe que na Região Sudeste 65,2% das solicitações são feitas via app, enquanto que na Região Sul esse número vai para 87,2%.

Lembra que falamos das diferenças regionais que podem interferir nessa situação? Curiosamente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste o número de solicitação via app é menor do que as solicitações realizadas pela plataforma do site. Observe:

Os números das duas regiões são bem parecidos. Enquanto na Região Centro-Oeste, os pedidos via plataforma do site equivalem a 82,5% dos pedidos totais, no Nordeste esse número é de 81%.

É muito difícil identificar um motivo específico desse comportamento diferente por região. As hipóteses são diversas, desde qualidade da internet até, como já falamos aqui, aspectos culturais.

Porém, se pegarmos o quadro nacional, observamos que nos últimos meses há um claro aumento na quantidade de corridas solicitadas via app.

Em setembro de 2017, o número de solicitação via plataforma equivalia a 80% do total de solicitações. Hoje,  solicitações via app são 71% do total. Ou seja, enquanto o tempo passa, as pessoas vão descobrindo e introduzindo os aplicativos em seu dia a dia. Quando se tem um aplicativo de qualidade, dificilmente as pessoas voltarão solicitar de outra maneira que não seja por ele.

É por isso que seja dirigindo por alguma empresa, como Uber e 99, ou até mesmo pela sua própria, é essencial que se tenha um aplicativo de qualidade, tendo um bom design e uma interface de fácil uso para o passageiro.