5 vantagens de um aplicativo de transporte regional

Uber e 99 são aplicativos de transporte multinacionais com uma estrutura invejável e cifras bilionárias de investimento.  A primeira nasceu em 2009 no Vale do Silício, após seus fundadores encontrarem dificuldades em pedir um táxi durante um evento de tecnologia em Paris. Já a 99, vejam só, foi fundada em 2012 no Brasil. Seus criadores foram os engenheiros Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras.

A Uber promete em 2019 fazer sua abertura de capital, ou seja, ser uma empresa presente na bolsa de valores.

Hoje o app está avaliada em 50 bilhões de dólares, mas com sua entrada na bolsa de valores, especialistas já esperam que a empresa chegue aos 120 bilhões de dólares em valor de mercado.

A 99 pode até parecer ter cifras mais modestas. Mas ao investigarmos quem está por trás da empresa, percebemos que não tem nada disso. A empresa foi comprada pela Didi Chuxing em janeiro de 2018. O valor do negócio chegou a 1 bilhão de dólares, fazendo com que a empresa se tornasse a primeira Startup a alcançar esse patamar no Brasil.

A Didi Chuxing é uma empresa chinesa, responsável pelo app Didi. Apesar de oficialmente estar presente apenas na China, a Didi compra aplicativos em várias partes do mundo.

A empresa em 2016 anunciou que faz mais de 1,4 bilhão de corridas por ano. O poder da Didi na região é tão grande que a empresa comprou a filial da Uber na China.

A lista de aplicativos multinacionais é extensa. Pode-se falar da Cabify, da Easy ou até mesmo da Lyft, que apesar de não estar presente no Brasil, é a principal concorrente da Uber nos Estados Unidos.

Mas afinal, observando esses números e o poder financeiro desses aplicativos, qual seria a vantagem de um aplicativo de transporte regional?

O que é regional?

Antes de mais nada, é preciso definir o que seria uma atuação regional.

Quando falamos de um aplicativo de transporte regional, ele pode ser o app de um bairro, uma zona da cidade, uma cidade inteira ou até um estado.

App regional é algo que foge da lógica multinacional e da massificação do atendimento. Afinal de contas, quando falamos de um app como a Uber, massificar mundialmente um padrão de atendimento é algo impossível de não acontecer.

Porém, será que é saudável prestar o mesmo atendimento no Rio de Janeiro e em Dubai? As pessoas são diferentes, as culturas são diferentes, a realidade de cada povo é única.

Por exemplo.  A categoria Uber Black são carros mais selecionados, dedicados a um grupo com um poder aquisitivo maior. Há uma lista de carros que podem realizar esse serviço. No entanto, como as realidades dos países são diferentes, nos Estados Unidos há uma lista de modelos diferentes do Brasil para participar dessa categoria. Muitos carros que são considerados Black no Brasil são carros da categoria X nos EUA.

Assim, um norte-americano que chega no Brasil e pede um Uber Black, muitas vezes fica insatisfeito ao notar que o veículo solicitado é um simples. Insatisfeito, o cliente pode até dar uma nota baixa para o motorista.

Começamos a notar que apesar de seu poder, os apps multinacionais apresentam alguns impeditivos em seu modelo de negócio. É por isso, que um aplicativo regional consegue suprir essas necessidades.

Atendimento personalizado

 O aplicativo de transporte regional oferece ao passageiro um atendimento personalizado. Afinal de contas, é um motorista conhecedor das peculiaridades do local. Muitas vezes um motorista da Uber é chamado para realizar uma viagem até outra cidade. Chegando lá ele pega um passageiro local. No entanto, não conhece muito bem a região. Mesmo com GPS, o motorista pode ter dificuldades e até se perder.

Além disso, o aplicativo regional pode oferecer uma central de suporte não robotizada. Sabe quando você perde alguma coisa no veículo ou tem algum problema com o pagamento? Nesses momentos é difícil entrar em contato por telefone. Eles acabam te mandando menagens ou fichas para preencher. E tudo o que você mais quer é alguém para poder falar sobre o seu problema. É por isso, que uma central humanizada é essencial e agradará muito passageiros e motoristas.

Motoristas e passageiros conhecidos

Quando um aplicativo trabalha em um bairro, zona ou em uma cidade pequena, as pessoas acabam se conhecendo. Muitas vezes trazem as mesmas referências geográficas, de pessoas e de fatos. Identificar com o motorista uma região como “É perto do supermercado tal”, pode ser algo simples, mas muito importante para criar vínculos entre passageiros e motoristas.

Parcerias locais

Uma das vantagens de um aplicativo de transporte regional é conseguir ter diálogo com empresários da região. Isso te possibilita fazer parcerias com empresas locais para oferecer descontos e vantagens tanto para seus clientes quanto para os motoristas. Por exemplo, o dono de um posto da região pode oferecer bons descontos para seus motoristas.

Essa parceria pode ser tanto com produtos necessários para o dia a dia do trabalho do motorista quanto produtos mais gerais, como planos de saúde, escolas para os filhos dos motoristas e até cursos de idiomas.

Segurança

Um app regional oferece mais segurança a passageiros e motoristas. Afinal de contas, muitas vezes a viagem é feita com um motorista e um passageiro que se conhecem. As pessoas também acabam conhecendo onde fica a sede da empresa. Não há empurra-empurra de problemas ocorridos e tudo pode ser mais facilmente resolvido.

Além disso, ao conhecer as peculiaridades da região, o motorista não entrará em zonas consideradas de risco, algo que muitas vezes motoristas de apps mais tradicionais acabam fazendo por desconhecer o local.

Preço ajustado com a realidade da região

Talvez a maior preocupação de quem está no meio de aplicativo de transporte é o preço, junto com a segurança. Donos de aplicativos não sabem exatamente o quanto cobrar. Será um preço maior que a Uber? Ou um muito menor? A resposta depende do serviço que você irá oferecer. E o fator regional entra nessa questão. Afinal de contas, observar a realidade da região é essencial para você cobrar um valor justo para passageiros e motoristas.

Achou interessante a ideia de um aplicativo regional?

Então, baixe agora esse presente que preparamos pra você. Baixe gratuitamente o E-book: Os segredos do marketing para aplicativos de transporte e descubra como tornar o seu app um verdadeiro sucesso.