3 dicas de como fidelizar clientes e motoristas

Um dos maiores desafios de todos os aplicativos de transporte é saber como fidelizar clientes e motoristas. E aí não importa se você é um aplicativo multinacional como a Uber e a 99 ou um app regional. A missão vai ser convencer motoristas e motoristas de que o seu aplicativo é o mais econômico, seguro e ágil.

Basicamente você vai ter que passar para o motorista a certeza de que ao ligar o seu app, ele terá corridas para realizar. E provar para os clientes que eles terão motoristas à disposição quando solicitar uma corrida.

A fórmula é simples, motorista quer passageiro e passageiro quer motorista.

É justamente por isso que podemos notar nos outdoors das grandes cidades a guerra fria que vive Uber e 99 na disputa de clientes e motoristas.

Sabemos que pra você que é ou quer ser dono de um aplicativo, ter um investimento em marketing igual ou até mesmo semelhante aos dos apps multinacionais é uma missão impossível. No entanto, vamos falar aqui de algumas estratégias simples que você pode usar para reter clientes e motoristas. Sem ideias mirabolantes ou preços violentamente baixos.

Autonomia vs Fidelidade

Há um debate jurídico imenso em torno dessa questão. Mas o ponto central é que os aplicativos de transporte representaram uma nova forma de se trabalhar. Os apps oferecem a plataforma e os motoristas, o trabalho. Não há um vínculo claramente formado entre ambos e por isso há a ideia de que não há fidelidade dos motoristas para com os aplicativos. Isso faz parte deste novo mercado.

Assim, é normal ver motoristas rodando por diversos aplicativos, sempre em busca da menor taxa, maior segurança e é claro, mais corridas.

Por isso, um dos desafios dos empreendedores da área é fazer o motorista vestir a camisa do aplicativo. Para isso, é necessário que o seu app ofereça a ele vantagens que o seu concorrente não oferecerá.

A pergunta que você deve fazer é: o que irá fazer os motoristas e clientes usarem o meu app.  Uma boa resposta para essa questão é oferecer ao seu motorista vantagens que outros apps não oferecem. Vamos a elas:

Clube de vantagens

Busque parceria com estabelecimentos de diversos setores. Pode ser algo mais próximo da necessidade do seu motorista, como postos, estacionamentos ou lojas de manutenção de veículos. Mas pode ser também cursos de idiomas, supermercados, planos de saúde. Enfim, busque os melhores descontos para seus motoristas.

Essa é uma das estratégias da cooperativa Amazon Driver, que controla o app manauara Mobi Driver. Por meio de sua gerência, eles conseguiram descontos em diversos estabelecimentos para quem roda com o app.

Apps multinacionais como a Uber, 99 e a Cabify também oferecem vantagens para os motoristas em alguns estabelecimentos.

Desafios

Além das vantagens em estabelecimentos, ofereça desafios aos seus motoristas. Ou seja, estabeleça metas de número de corrida e ao alcançar esse valor, dê a ele uma bonificação, preferencialmente financeira. Dessa forma o motorista se sentirá motivado a pegar cada vez mais corridas pelo seu aplicativo.

Por exemplo, defina que no mês de dezembro, período de férias escolares e festas de final de ano, o motorista que atingir 100 corridas terá uma bonificação de 300 reais.

Para clientes essa tática pode servir também. Dê, por exemplo, para cada dez viagens realizadas em um determinado período, uma viagem gratuita para o cliente.

Faça motoristas e clientes vestirem a camisa do seu app, por isso é muito importante bonificar os mais fiéis à sua plataforma.

Milhagem

O passageiro também é retido quando é dado a ele vantagens de acordo com a quantidade de uso. Sabe a lógica de milhas do cartão de crédito? Você pode usar uma estratégia parecida. Dê aos seus clientes vantagens maiores de acordo com a frequência que ele usa seu app.

As vantagens podem ser tanto descontos em viagens ou até mesmo o direito de pedir apenas motoristas selecionados, como é o caso do Uber VIP.

Nesse quesito o que mais conta é a sua criatividade. Coloque-se no lugar dos clientes e motoristas, então pense o que mais te deixa atraído em um app de transporte.

Conclusão

Essas são algumas maneiras de fidelizar seu público, não tendo que depender exclusivamente do seu preço, algo que muitos clientes buscam. Ser criativo é uma arma poderosa para entrar neste mercado.

Aliás se você ficou interessado em desenvolver o seu aplicativo ou já tem e quer conhecer uma nova plataforma, conheça a Driver Machine. Solicite sua demonstração aqui.